A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a atual orientação educacional mais importante do Brasil, e uma das grandes novidades desse documento é inserção das Competências Gerais.
Todas as escolas brasileiras devem seguir essa orientação, ou seja, podemos dizer que atualmente a BNCC é o documento mais importante na educação básica, em território nacional. É lá que encontramos as habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento dos estudantes.
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem ocorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. (fonte BNCC)
Competência é mais do que um conhecimento, pode ser explicada como um saber que se traduz na tomada de decisões, na capacidade de avaliar e julgar e envolve muito mais que acumular conhecimento, desenvolver habilidades e introjetar valores.
10 Competências Gerais
Então, as Competências Gerais foram dividias em dez. São elas:
- Conhecimento: Valorização e utilização dos conhecimentos historicamente construídos;
- Pensamento Científico, Crítico e Criativo: Exercício da curiosidade intelectual;
- Repertório Cultural: Valorização e fruição da diversidade artística e cultural, local e mundial;
- Comunicação: Utilização de diferentes linguagens para diferentes expressões;
- Cultura Digital: Compreensão e utilização das tecnologias digitais;
- Trabalho e Projeto de Vida: Entendimento das relações do trabalho com o exercício de cidadania;
- Argumentação: Formulação, negociação e defesa de ideias e decisões;
- Autoconhecimento e Autocuidado: Compreensão e cuidado com a própria saúde física e emocional;
- Empatia e Cooperação: Exercício do respeito às pessoas e aos Direitos Humanos;
- Responsabilidade e Cidadania: Responsabilização e ação diante dos coletivos humanos e ambientais.
Apesar de idealizada e definida desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei Nº 9.394/1996), é a partir de 2017 que a BNCC ganha ampla discussão com audiências públicas por todo o país.
Algumas escolas, como por exemplo a Teia Multicultural (Perdizes – São Paulo – SP) e a escola Guaiaúna (Vila Carrão – São Paulo -SP), já tem sua proposta pedagógica focada no desenvolvimento de soft skills, que em diversos tópicos se assemelham às competências gerais. Escolas que já têm em seu DNA o desenvolvimento de habilidades sociais e habilidades emocionais tiveram facilidade em se adaptarem.
Ao mesmo tempo que muitas escolas enfrentam sérias dificuldades em adaptação, principalmente quando falamos de ensino médio e anos finais do ensino fundamental.
E você, já tinha ouvido falar da Base Nacional Comum Curricular?
Deixe aqui seu comentário!