O especialista acredita que o aprendizado sobre mercado financeiro ainda na infância pode desmistificar alguns conceitos, como o de que economia é um assunto complicado ou especializado
Associar crianças com investimento financeiro pode parecer uma realidade muito distante para a maioria das pessoas, sobretudo para os brasileiros, que não têm ao longo da infância aprendizados voltados para mercado, bolsa de valores, poupança, etc. Porém, no mês em que se celebra o dia delas, o consultor financeiro e investidor César Karam, do Canal do Karam no Youtube, destaca a importância de ensinar sobre esse universo o quanto antes aos pequenos.
“Na infância temos pouco contato com o mundo financeiro. O máximo que aprendemos é guardar parte da mesada em um cofrinho para, no futuro, comprar um brinquedo que queremos. Não nos é ensinado a fazer esse dinheiro render, nem como podemos guardá-lo com segurança para conquistar algo maior”, afirma.
O especialista, que oferece uma mentoria para quem deseja aprender sobre investimentos de forma simples e clara, acredita que o aprendizado sobre mercado financeiro ainda na infância pode desmistificar alguns conceitos, como o de que economia é um assunto complicado ou especializado.
“Vejo muitas pessoas que nunca tiveram contato com esse assunto torcendo o nariz quando falo sobre ações, rendimentos, juros… Fato é que a maioria nem sabe do que se trata e reproduz esse discurso que ouviu dos pais, que ouviram dos avós, etc”, comenta. “Creio que o quanto antes esse assunto for abordado de forma natural, mais fácil será para crianças e futuros adultos entender sobre esse universo e, a longo prazo, teremos pessoas mais independentes financeiramente”, completa.