De acordo com levantamento feito pelo LinkendIn, a contratação de médicos e e enfermeiros em todo o Brasil aumentou durante este período de pandemia. A procura por profissionais especializados é até maior do que de generalistas é tanta que, somente no ano passado, houve aumento de 820% nas contratações de enfermeiros de terapia intensiva.
Outro exemplo disso é que a categoria de médicos especialistas lidera o ranking de profissões em alta em 2021, de acordo com a rede social. As localidades com maior número de contratações são São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
No terceiro lugar estão os farmacêuticos e pesquisadores. O levantamento mostra ainda que as principais competências solicitadas por grandes organizações de pesquisa, como o Instituto Butantan, IQVIA e PRA Health Sciences — que, alías, estão entre as empresas que mais contrataram em 2020 — são monitoramento clínico, boas práticas clínicas (BPC), boas práticas de laboratório (BPL), pesquisa clínica, bioquímica, hematologia e 5S.
Confira as profissões em alta:
Ranking – Profissão
1 Médicos especializados
2 Cargos em tecnologia
3 Farmacêuticos e pesquisadores
4 Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios
5 Especialistas em e-commerce
6 Profissionais autônomos de conteúdo digital
7 Especialistas em marketing digital
8 Profissionais de finanças
9 Telemarketing
10 Cargos de apoio a saúde
11 Serviços criativos
12 Análises de dados
13 Cargos de sucesso de clientes
14 Profissionais do setor de varejo
15 Especialistas em saúde mental