Durante participação no Fórum de Economia e Finanças Azuis, na França, neste domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo à comunidade internacional por mais investimentos na preservação dos oceanos. Lula destacou o baixo financiamento destinado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltado à conservação marinha, classificando-o como um dos menos financiados da Agenda 2030 da ONU.
Segundo o presidente, o déficit de recursos para iniciativas ligadas aos oceanos pode chegar a US$ 150 bilhões por ano. Ele criticou a disparidade entre esse valor e os altos investimentos em armamentos globais: “Os números mostram que não falta dinheiro, o que falta é disposição e compromisso político para financiar”, afirmou.
Lula também reforçou que não há solução individual para os desafios ambientais globais. “No Brasil, quando queremos mobilizar esforços em torno de um objetivo comum, usamos a palavra ‘mutirão’. Este fórum deve ser um mutirão global em defesa dos oceanos”, disse.
Ele encerrou o discurso com um alerta direto:
“O planeta não aguenta mais promessas não cumpridas. Ou nós agimos, ou o planeta corre risco.”
O Fórum de Economia e Finanças Azuis reúne autoridades e especialistas de diversos países com o objetivo de discutir soluções sustentáveis para os oceanos e ampliar o financiamento de ações ambientais.