O cargo estava sem ocupante há duas semanas, desde que Juscelino Filho foi alvo de uma denúncia pela PGR ao STF e pediu afastamento. O primeiro candidato, Pedro Lucas, recusou o convite para seguir como coordenador do União Brasil na Câmara.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou e empossou nesta quinta-feira (24) o engenheiro Frederico Siqueira como o novo titular do Departamento de Conectividade.
Até a nomeação, Siqueira liderava a Telebras – organização vinculada ao órgão. Segundo o Planalto, a indicação de Frederico Siqueira para a função foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
O posto estava desocupado desde 8 de abril, quando Juscelino Filho (União-MA), então responsável, foi acusado por irregularidades em repasses parlamentares.
Inicialmente, o União Brasil sugeriu Pedro Lucas, parlamentar pelo Maranhão e principal representante do partido na Câmara. Ele chegou a conversar com Lula e a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) no Alvorada e teve seu nome anunciado como futuro dirigente.
Na terça-feira (22), porém, Pedro Lucas justificou sua recusa em uma nota pública.
Nos bastidores, a decisão reflete tensões internas no partido, com receio de que o grupo próximo a Rueda e a Pedro Lucas perdesse influência na bancada.
Na quarta (23), Lula, Alcolumbre, Juscelino Filho, Pedro Lucas e Gleisi Hoffmann discutiram a vaga no Planalto, quando a escolha de Frederico Siqueira foi aprovada.