O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (4) de uma série de encontros bilaterais com líderes estrangeiros, à margem da cúpula do Brics no Rio de Janeiro. Além de tratar de comércio e cooperação, Lula trocou presentes simbólicos com chefes de governo: ofereceu uma caixa de carnes da Friboi ao primeiro-ministro do Vietnã, Phạm Minh Chính, e recebeu dele uma caixa de tilápia. O brasileiro brincou com a troca, classificando-a como a “primeira exportação” dos produtos entre os dois países.
Mais cedo, em reunião com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, Lula destacou o potencial de cooperação bilateral em áreas como agricultura, mineração, energia, indústria e meio ambiente. Ele determinou o envio de uma missão empresarial brasileira à Etiópia para “identificar oportunidades e aprofundar comércio e investimentos”.
Após o encontro, Lula informou que o premiê etíope confirmou presença na COP30, conferência climática da ONU marcada para novembro em Belém (PA).
O presidente também manteve reuniões com representantes da Nigéria, de Abu Dhabi e com o primeiro-ministro da China, Li Qiang.
Pela manhã, Lula discursou na abertura do Fórum Empresarial do Brics, evento preparatório para a cúpula dos líderes do grupo, atualmente composto por 11 países. Em sua fala, o petista defendeu a criação de uma governança multilateral para regular a inteligência artificial, alertando para os riscos do desenvolvimento tecnológico sem “diretrizes claras” e para seus possíveis efeitos colaterais.