Procedimento usado pelo Observatório do Discurso Público do Cebrap e pela instituição civil More In Common utiliza registros visuais da concentração, capturados por aeronaves não tripuladas, e analisou a mobilização realizada neste domingo (29). No ápice, a reunião pública com o ex-chefe do Executivo federal Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (29), atraiu 12,4 mil participantes, segundo técnica do Monitor de Comunicação Política do Cebrap em colaboração com a ONG More in Common, que consiste em utilizar imagens aéreas da plateia, registradas por drones.
A mensagem principal da concentração popular foi “Justiça Já”.
A estimação foi realizada no momento de maior afluxo, às 15h40, com base em fotografias de altura avaliadas por sistema computacional com aprendizado de máquina.
Para fins de comparação, no início de abril, outra convocação pública feita pelo ex-presidente somou 44,9 mil indivíduos na mesma via urbana, conforme o mesmo modelo de análise. Já em fevereiro de 2024, uma aglomeração com o ex-mandatário nacional contou com 185 mil presentes no mesmo endereço.