A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica (SBNPed), organização responsável por incentivar a ciência e o aprimoramento da Medicina, em um esforço inédito, reuniu, em agosto de 2019, vinte e seis especialistas na cidade de Londrina, no Paraná, para debater sobre os principais aspectos da Deformidade de Chiari do tipo I (CID).
A Deformidade de Chiari I
A Malformação ou, mais atualmente aceita, Deformação de Chiari do tipo I é uma doença da junção craniovertebral (CVJ), uma condição cujos sintomas apresentam uma grande variabilidade, podendo ir de tonturas e cefaleias a casos assintomáticos, normalmente descobertos “por acidente”.
Ela ocorre devido a uma malformação ósseo-ligamentar na base do crânio, ou junção craniovertebral, o que o força o tecido do Cerebelo a ir para o interior do canal espinhal, comprimindo o cérebro na base do crânio causando o bloqueio do líquido cefalorraquidiano.
Conclusões da reunião
O time de especialistas realizou uma abrangente revisão da literatura acerca do procedimento controverso de secção do filum terminale – Fino cordão de tecido conjuntivo – como tratamento para essas condições.
A equipe, após larga discussão sobre o tema, concluiu que “o procedimento não é suficientemente respaldado por dados científicos e só deve ser indicado em casos excepcionais”.
O Neurocirurgião especializado em neurocirurgia pediátrica, Dr. Alexandre Casagrande Canheu, Presidente do I Conseno SBNPed, explica mais sobre as conclusões do consenso.
“A força-tarefa reunida pela SBNPed para esse consenso foi muito importante para o manejo dessa complicada doença, como classificação, sintomas, recomendação de abordagens cirúrgicas, gestão de casos assintomáticos, e seguimento pós-operatório, produzindo um fluxograma completo, que pode servir como guia para o Neurocirurgiões brasileiros a partir de então. Os ecos do Consenso foram longe. Em outubro de 2019 a SBNPed, representada pelo Dr Alexandre, esteve em Milão , na Itália, para fazer parte do corpo de jurados internacionais, que escreveu novas recomendações sobre a Deformidade de Chiari tipo I, publicada na revista científica Neurological Sciencies em junho de 2021.