Você sabe o que é joanete e como tratar essa condição? De acordo com o médico ortopedista e traumatologista André Cipriano, especialista em cirurgia do pé e tornozelo, a joanete nada mais é do que uma saliência óssea(parecido com uma calo) muito comum na população adulta, principalmente no gênero feminino.
De acordo com o médico, é possível dividir em leve, moderado e grave e uma das principais causas da dor é o uso de sapatos inadequados como salto alto.
Segundo médico, algumas causas principais são:
Uso de sapatos menores ou apertados;
Artrite;
Problemas congênitos do pé;
Hereditariedade.
Já os principais sintomas do Joanete são:
Dores nas juntas agravadas pela pressão dos sapatos;
Um calo na região interna do dedão do pé;
Inchaço, vermelhidão, dor em torno do dedão;
Dor persistente ou intermitente;
“Mas, para quem ainda tem dúvidas. Joanete tem tratamento. Caso ela seja diagnosticado logo no início, é possível prevenir a sua evolução através de algumas medidas como a troca de sapatos e também evitando saltos altos. No entanto, se estiver em um estágio avançado e causar muita dor, o tratamento pode ser cirúrgico”, disse.
Por fim, de acordo com o Dr. André, apesar de na maioria dos casos o joanete não causar problemas mais graves, ele requer cuidados e tratamento, já que incomoda bastante. “Sentir dor e incômodo não é normal. Por isso, se existe tratamento, deve-se fazê-lo”, finalizou.